A criação de marcas, logotipos, ou logomarcas é um trabalho extremamente importante no Mundo atual, onde milhões de marcas disputam a atenção dos consumidores. Além disso, a marca e sua forma de aparecer é a “identidade” de uma empresa ou iniciativa.
Então, ao criar uma marca levamos em consideração, inicialmente, o segmento de negócio do cliente. E sua atuação. E seus concorrentes.
É fundamental e necessário que a criação de uma marca obedeça os seguintes critérios:
1 – Unicidade – ser única ou exclusiva em seu segmento;
2 – Atualidade – ser moderna;
3 – Perenidade – poder durar muito tempo;
4 – Notoriedade – se distinguir das demais no mesmo segmento;
5 – Legibilidade – o nome, a marca e a logomarca devem ser bem legíveis;
6 – Familiaridade – passar a ideia de que é conhecida há muito tempo;
7 – Pertinência – deve ser pertinente à atividade principal.
Estes fatores somados darão destaque às marcas, logomarcas e logotipos, neste imenso universo existente atualmente. Se você pensa em iniciar a criação de uma marca ou logotipo, consulte a Planicom Marketing, Branding and Web.
Veja alguns exemplos das marcas, logomarcas e logotipos criados pela Planicom: